Quantas vezes é que já aconteceu sobrar-te material escolar novo ou em bom estado, que já não vais voltar a precisar?
Muitas, certo? No mês em que arranca mais um ano lectivo, lançamos-te mais um desafio.
Setembro é o mês do regresso às aulas e, com ele, chega uma longa lista de material para o novo ano escolar. Mas antes de comprares seja o que for, verifica o que já tens. E claro, tudo aquilo que já não vais precisar e que podes sempre dar aos teus familiares, amigos ou mesmo a escolas ou outras instituições.
Doar material escolar é uma forma prática de ajudares a combater o consumo excessivo e o desperdício, assim como de contribuíres para a sustentabilidade ambiental.
Este ano lectivo, faz escolhas mais sustentáveis, comprando apenas o essencial e doando todo o material escolar que já não necessitas. Atreves-te a agarrar este desafio?
Partilha a tua experiência nas redes sociais com os hashtags #desafiomfppdez #desafiofazpeloplaneta. Sê tu também um Big Changer!
Dicas
Como posso fazer?
-
Reúne todo o material escolar
Faz uma lista de tudo aquilo que vais precisar para o início de mais um ano lectivo. Depois, reúne todo o material escolar que tiveres em casa: livros, canetas, lápis, marcadores, cadernos, dossiers, capas, clips, colas, mochilas, estojos, sem te esqueceres também dos equipamentos eléctricos, como o computador, a calculadora ou os auriculares, por exemplo. Da lista que fizeste, verifica o que já tens, o que já não vais precisar e o que precisas mesmo de comprar. Assim, consegues reaproveitar o material existente, evitar compras por impulso e doar tudo o que tiveres em duplicado.
-
Pensa bem antes de deitares fora
Depois de fazeres esta selecção, verifica se os materiais que já não precisas estão em bom estado. Aqueles que já não estiverem em condições de serem utilizados na escola ou doados, podem ser reutilizados em casa, como páginas em branco de cadernos antigos, que podem servir de rascunhos para sessões de estudo. E, claro, o material que estiver inutilizado deve ser encaminhado para reciclagem sempre que possível. Os cadernos, blocos de notas, agendas e folhas de papel devem ser colocados no ecoponto azul. Os tubos de cola ou as embalagens do corrector devem ser colocados no ecoponto amarelo. E os equipamentos eléctricos e pilhas, no Ponto Electrão mais perto de ti.
-
Doa a familiares, amigos, escolas ou outras instituições
Todo o material que estiver em perfeitas condições e que já não vais precisar, podes dar aos teus irmãos, primos ou outros familiares. Caso não precisem, podes sempre doá-los a uma escola, instituição ou bancos de bens. O Banco de Bens Doados, o Banco de material escolar/escritório Doar com Coração, a FindUse, o Banco de Manuais e Material Escolar Sopro e a Cruz Vermelha Portuguesa, são apenas alguns exemplos. E todo o material essencial que tiveres mesmo de comprar, podes fazê-lo em segunda mão, em plataformas de compras sustentáveis como a Book in Loop. Desta forma, além de promoveres a reutilização, estás também a cuidar do ambiente.