Info

Gonçalo J. Costa

Os insectos estão na boca do mundo… Literalmente! O potencial destes está na capacidade de usarem recursos de forma muito mais eficiente do que o porco, a vaca e o frango. Por isso mesmo, o meu projecto será criado com o intuito de avaliar a capacidade de utilizar subprodutos de agro-indústrias na dieta de grilos para alimentação humana que, de outra forma, seriam desperdiçados. Esta é uma forma de gerar valor, reduzindo o desperdício, produzindo proteína e, ainda, adubo para a agricultura.
Se é o mais sustentável não sei, mas devo ter dado 80 a 90h de comunicações desde 2018, altura que comecei o projecto The Cricket Farming Co., uma empresa 100% portuguesa focada na utilização de grilos da espécie Acheta doméstica para conversão de subprodutos vegetais em ingredientes para a alimentação humana.
Destaco algumas dessas comunicações: GreenFest 2022; Vamos Todos Morrer 2023 (Teatro Maria Matos); Podcast e Cidade do Zero; Noite Europeia dos Investigadores 2022 e Dia Mundial da Alimentação 2022 (Pavilhão do Conhecimento) e Megafone do P3.
Tenho também planeada uma fábrica de produção de grilos, para 2025, que irá captar cerca de 400-500 toneladas por ano de subprodutos, na região de Santarém.

Curioso para saber mais?

Visita a página do projecto: