Já pensaste na quantidade de artigos originais que podes criar com embalagens?

As embalagens de plástico, cartão ou vidro fazem parte do nosso dia-a-dia e são, muitas vezes, essenciais para proteger e transportar os produtos que adquirimos. No entanto, têm um enorme impacto ambiental.

A produção total de resíduos de embalagens na União Europeia aumentou de 66 milhões de toneladas em 2009 para 78,5 milhões de toneladas em 2019, o que equivale a 173 kg por habitante.

No mês em que se assinala a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (European Week for Waste Reduction), de 16 a 26 de Novembro, e que tem este ano como foco as embalagens, lançamos-te o desafio de reutilizares as embalagens que tiveres em casa e criares artigos únicos.

Partilha a tua experiência nas redes sociais com os hashtags #desafiomfppdoze #desafiofazpeloplaneta! Sê tu também um Big Changer! 

 

Dicas

Como posso fazer?

  • Evita comprar produtos embalados

    Sempre que puderes, não compres produtos embalados. Opta por adquirir produtos a granel, reutilizando embalagens, caixas, frascos e sacos de plástico e de papel que já tenhas em casa. E, quando isso não for possível, escolhe artigos que não estejam sobre-embalados. Isso acontece quando o tamanho da embalagem é bastante superior ao seu conteúdo ou quando os produtos são acondicionados em mais embalagens do que aquelas que seriam necessárias.

  • Reutiliza as tuas embalagens

    Reaproveita as embalagens que tens em casa para outras funções e dá asas à tua imaginação. Já pensaste na quantidade de artigos originais que podes criar com embalagens de plástico, de cartão ou de vidro? Por exemplo, podes transformar as embalagens de cartão em organizadores de roupa, mochilas ou malas. Podes converter as garrafas ou embalagens de plástico em vasos para plantas ou em porta-canetas. Podes utilizar os frascos de vidro em jarras para flores ou potes para compotas. Depois, basta pintá-las ou decorá-las ao teu gosto.

  • Recicla todas as que não conseguires reciclar

    Nem sempre as embalagens que temos em casa se encontram nas melhores condições. A sua utilização no nosso dia-a-dia pode, muitas vezes, deteriorá-las. Quando assim for, não as deites no lixo comum, mas sim nos ecopontos respectivos. Lembra-te que no recipiente amarelo deves colocar as embalagens de plástico e metal, no azul as embalagens de papel e cartão e, no verde as embalagens de vidro. Ao separares os resíduos, estás a contribuir para que os materiais integrem novos produtos e estás a desviar materiais do ambiente. Contribui para a sustentabilidade do nosso Planeta e transforma-o num local ainda melhor.

[instagram-feed feed=19]

Partilha este desafio