No mês em que se comemora o Dia da Criança, desperta a criança que há em ti e agarra este desafio! Os ecopontos mais criativos ganham um prémio.

Sabias que, em 2020, foram produzidos 5 milhões de toneladas de resíduos urbanos, só em Portugal Continental? Isto significa que cada um de nós produziu 1,40 kg de resíduos por dia. Apesar destes números, o que é certo é que a taxa de reciclagem foi de apenas 38%, o que significa que ainda temos um longo caminho a percorrer.

A reciclagem permite-nos reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, poupar energia, poupar os recursos naturais do planeta, aproveitar materiais, diminuir a pegada de carbono e apoiar uma economia mais circular.

Contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta pode ser mais fácil do que parece e começa com pequenos gestos. Cria os teus próprios ecopontos, com materiais reutilizados, para que separar para reciclar seja ainda mais divertido. Podes utilizá-los, fazer a actividade para ensinar os mais novos a reciclar ou oferecê-los àquele amigo que ainda não separa os resíduos em casa.

Atreves-te a agarrar este desafio? Os ecopontos mais criativos vão ganhar um prémio: um voucher digital de 50€ para a loja Mind the Trash.

Partilha a tua experiência nas redes sociais com os hashtags #desafiomfppsete #desafiofazpeloplaneta! Sê tu também um Big Changer! 

Dicas

Como posso fazer?

  • Define em que local vais colocar os teus ecopontos

    O mais prático será colocares os teus ecopontos na cozinha, uma vez que é nessa divisão da casa que se produzem mais resíduos. No entanto, se aí não tiveres espaço suficiente, podes sempre optar pela despensa, marquise, ou num canto da varanda, por exemplo.

  • Escolhe quatro recipientes grandes e um mais pequeno

    Depois, escolhe quatro recipientes grandes (para o vidro, papel, plástico e equipamentos eléctricos) e um mais pequeno (para as pilhas) onde vais colocar os resíduos para a reciclagem. Podes optar por caixas de plástico ou metal, caixas de cartão, madeira ou verga, lembra-te que devem ser opções fáceis de lavar, por isso talvez as queiras forrar com um saco de plástico. No recipiente amarelo, irás colocar as embalagens de plástico e de metal, no azul, o papel, cartão, papéis, jornais e revistas, no verde, o vidro, no vermelho, os equipamentos eléctricos e, no mais pequeno, as pilhas.

  • Personaliza-os

    Agora, basta dares largas à tua imaginação.  Personaliza cada um dos recipientes, tendo em conta a cor de cada um dos materiais para reciclar (amarelo, azul, verde e vermelho). Podes pintá-los com tinta, por exemplo, e utilizar todos os adereços de que mais gostas, como recortes de revistas, tecidos ou qualquer outro material que tenhas em casa e que já não precises.

    E, claro, se tiveres dúvidas em relação aos materiais que podem ou não ser reciclados ou quiseres saber qual o ponto de recolha mais perto de tua casa, podes sempre consultar o site www.ondereciclar.pt.

[instagram-feed feed=13]

Partilha este desafio