Já diz o antigo provérbio: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora”.
No mês em que começa a Primavera, desafiamos-te a aproveitar o momento para tornar o Planeta mais sustentável com um pequeno gesto: plantar uma árvore.
Sabias que a plantação de árvores ajuda a combater as alterações climáticas? As árvores melhoram a qualidade do ar que respiramos, ao captarem dióxido de carbono e produzirem oxigénio, e criam solos que garantem reservas de nutrientes, ao mesmo que tempo que proporcionam locais de sombra. Além disso, são também essenciais para a manutenção da biodiversidade. E não só, estar em contacto com a natureza ajuda a reduzir níveis de ansiedade e aumenta o nosso bem-estar.
Por isso mesmo, contribui para tornar o planeta mais verde e, ao mesmo tempo, combater as alterações climáticas. Faz pelo Planeta e planta uma árvore. Podes fazê-lo como voluntário numa associação ou num terreno privado. Nós explicamos-te tudo.
Agarra este desafio e partilha-o nas tuas redes sociais com os hashtags #desafiofazpeloplaneta #desafioMFPPquatro! Sê um Big Changer!
Dicas
Como posso fazer?
-
Podes plantar uma árvore num espaço público, associando-te a iniciativas deste âmbito. Basta que te inscrevas num banco de voluntariado de uma associação como, por exemplo, a Associação Plantar uma Árvore. Também podes fazê-lo, a nível particular, em jardins e terrenos privados. No entanto, se optares pela segunda hipótese, deves consultar previamente o portal invasoras.pt . Isto porque a plantação de espécies que não são nativas pode prejudicar o ecossistema.
-
Se quiseres plantar uma árvore num jardim ou terreno privado deves, em primeiro lugar, escolher uma espécie adequada ao clima e ao solo do local, tendo sempre o cuidado de manter as raízes da árvore húmidas até ao momento da plantação.
-
Após escolheres o local, deves limpar o terreno num raio de 50 centímetros até ficar com o solo à vista. Depois, cava um buraco com o dobro do tamanho do torrão (a parte da árvore onde se encontram as raízes) e, pelo menos, 50 centímetros de largura. Mantém a terra que retiraste em redor do buraco porque vais precisar dela no final.
-
Segura a planta pela haste na vertical, solta as raízes cuidadosamente e coloca-a no buraco. Depois, tapa-o com a terra em redor até cobrires o torrão na sua totalidade. Para teres a certeza de que a árvore fica bem fixa, calca a terra à volta com as mãos ou com os pés.
-
No final, não te esqueças de regar a árvore junto à base.
-
Cuida da tua árvore e mantém o terreno limpo.