Sabias que cada casa europeia tem, em média, 72 equipamentos eléctricos?
Destes, 11 já não são usados ou estão avariados. É verdade, acumulamos muitos equipamentos, o que representa um desperdício enorme de matérias-primas.
E, se continuarmos a comprar, sem termos o cuidado de reparar, doar ou reciclar, em 2030, o nosso planeta vai acumular tantos resíduos eléctricos quanto o peso de 7390 Torres Eiffel. Dá que pensar, não dá?
Um equipamento eléctrico é qualquer equipamento que funciona através de corrente eléctrica ou de pilhas. Isto significa que estamos a falar de lâmpadas, comandos, telemóveis, televisões, frigoríficos e até cabos. Quando deixam de funcionar, transformam-se em resíduos que, devido aos componentes de que são feitos, podem ser muito prejudiciais ao ambiente e à saúde humana, se não forem correctamente tratados e reciclados. Garantir que estes materiais são reciclados ajuda-nos ainda a diminuir o consumo de recursos naturais, cujas reservas já estão em escassez na natureza.
O desafio que temos para te lançar este mês está ligado a este problema: dá uma volta à tua casa e junta todos os equipamentos eléctricos que já não usas.
Se estiverem a funcionar e em bom estado, podes dá-los a um parente ou amigo ou doá-los a uma IPSS. Se já estiverem avariados, está na hora de os levar para o Electrão.
Faz pelo Planeta e doa ou recicla todos os equipamentos eléctricos que tens em casa e que já não precisas. Agarra este desafio, partilha uma fotografia a entregar os teus equipamentos eléctricos usados nas redes sociais com os hashtags #desafiofazpeloplaneta #desafioMFPPtrês e habilita-te a ganhar um voucher de 50€ para a loja online de desperdício zero Mind The Trash, para que continues a tua jornada por uma vida mais sustentável. O vencedor será quem tiver a fotografia mais original.
Sê um Big Changer!
Dicas
Como posso fazer?
-
O primeiro passo: destralhar
Procura em gavetas, armários e caixas. Muitas vezes guardamos equipamentos que nem nos lembramos que temos, seja o primeiro telemóvel que marcou a nossa adolescência, a lâmpada que se fundiu, aquele leitor de DVDs que ficou esquecido no fundo do armário, a escova eléctrica que se avariou e nunca deitámos fora ou mesmo o carregador do telemóvel que perdemos. Está na hora de juntar todas estas relíquias e de lhes dar um destino adequado.
-
Se forem grandes equipamentos eléctricos
Se se tratar de grandes equipamentos elétricos, como máquinas de lavar roupa ou loiça, fogões, frigoríficos, arcas congeladoras ou termoacumuladores, existem diferentes modos de recolha. Se viveres em Lisboa ou Almada, podes pedir a Recolha Porta-a-Porta do Electrão através do 800 262 333. A recolha é feita em tua casa e é totalmente gratuita. Caso não residas nestas zonas, podes pedir a recolha municipal ou, quando comprares um equipamento novo equivalente que seja entregue em casa, pedir que a loja leve o equipamento antigo. Podes ainda entregar os grandes equipamentos eléctricos num Quartel Electrão ou no ecocentro da tua zona de residência.
-
Se forem pequenos equipamentos eléctricos e lâmpadas
Os pequenos equipamentos eléctricos têm, no máximo, 50 cm na posição diagonal, como telemóveis, computadores, impressoras, aspiradores, torradeiras, candeeiros, rádios ou brinquedos. Deves colocá-los no Ponto Electrão mais perto de ti. O mesmo acontece em relação às lâmpadas, que têm os seus próprios contentores Electrão. Encontra o ponto mais próximo em www.ondereciclar.pt.