Cada pedaço de lixo removido ajuda a preservar o ambiente costeiro e a proteger os ecossistemas marinhos.
Sabias que 712 materiais considerados lixo são encontrados a cada 100 metros de praia na Costa Atlântica? E que há 5 ilhas de plástico que ameaçam a vida marinha no planeta? São números que impressionam, não são?
O lixo marinho tem um impacto devastador na vida dos oceanos. Mas só depende de cada um de nós assumir a responsabilidade pela limpeza e preservação das nossas praias. Cada pedaço de lixo removido ajuda a preservar o ambiente costeiro e a proteger os ecossistemas marinhos.
Recolher todos os resíduos que encontrares na praia enquanto caminhas ou corres, actividade denominada por plogging, é o desafio que te propomos este mês.
O plogging traz benefícios para o ambiente e para o teu bem-estar físico. Caminhar ou correr constitui um excelente exercício cardiovascular, e o elemento adicional de te baixares para recolheres lixo envolve diferentes grupos musculares e melhora tua forma física. Desta forma, podes transformar as tuas idas à praia e o teu exercício físico em algo com um propósito e impacto no planeta. E esta acção pode ajudar a inspirar outras pessoas a fazer o mesmo, incentivando a que não deixem os seus resíduos para trás e tenham maior consciência ambiental.
Assim, da próxima vez que fores à praia, leva um ou mais sacos para que possas recolher todo os resíduos que encontrares. Ajudar a salvar o planeta pode ser mais fácil do que parece! Atreves-te a agarrar este desafio?
Partilha a tua experiência nas redes sociais com os hashtags #desafiomfppnove #desafiofazpeloplaneta. Sê tu também um Big Changer!
Dicas
Como posso fazer?
-
Guarda e encaminha para o contentor correcto todos os resíduos que produzires
Antes de mais, sempre que fores à praia, não te esqueças de levar sempre um saco para que possas guardar todos os resíduos que produzires, para que depois os possas colocar no ecoponto mais próximo, quando forem embalagens, ou no contentor indiferenciado quando não pertencerem a nenhum dos ecopontos. É fundamental que cada um de nós ajude a manter as nossas praias limpas e seguras e que dê um fim adequado aos resíduos produzidos.
-
Recolhe todos os resíduos que encontrares
Quer sejam garrafas de plástico, embalagens de comida, pontas de cigarro ou quaisquer outros resíduos, cada item recolhido faz a diferença. Assim, da próxima vez que fores caminhar, correr na praia ou simplesmente apanhar sol, leva contigo um saco para que possas ir recolhendo todos os resíduos pelo caminho. Desta forma, não estarás apenas a ajudar a manter a praia limpa, mas também a proteger os oceanos e a vida marinha.
-
Associa-te a um projecto
E, claro, se quiseres fazer parte de algo ainda maior, existem inúmeros projectos, movimentos e organizações na área da limpeza das praias aos quais te podes associar. O projecto TransforMAR é um excelente exemplo disso mesmo. Dinamizado pelo Lidl, em colaboração com o Electrão, o TransforMAR – que arrancou em Julho em 20 praias, marítimas e fluviais, de norte a sul do país – engloba a instalação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal e a dinamização de actividades de sensibilização para toda a família. O projecto conta com o apoio da Brigada do Mar, uma associação que faz diversas limpezas durante todo o ano e que precisa sempre de mais heróis pelo planeta.