Sabias que uma pilha demora pelo menos 100 anos a decompor-se no ambiente? Um século! Incrível, não é?
E, durante o processo, as pilhas libertam substâncias nocivas, como mercúrio, cádmio e chumbo, que são prejudiciais à nossa saúde e à saúde do nosso planeta. Estas substâncias provocam problemas nos rins, sistema nervoso, neurológico e digestivo, se não forem devidamente tratadas através da correcta reciclagem.
Só em 2018, foram vendidas na União Europeia 191 mil toneladas de pilhas portáteis e apenas 88 mil toneladas foram entregues para serem correctamente recicladas. E 99% das pilhas são recicláveis, o que significa que quase todos os materiais podem ser reaproveitados na criação de novos produtos.
Já pensaste na quantidade de pilhas usadas que tens em casa e que podem ganhar uma nova vida? No mês em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem (17 de Maio), Faz Pelo Planeta e agarra este desafio: recolhe todas as pilhas usadas que tens em casa, conta-as e leva-as para o Electrão mais perto de ti.
Partilha a tua experiência nas redes sociais com os hashtags #desafiomfppseis #desafiofazpeloplaneta! Sê tu também um Big Changer!
Dicas
Como posso fazer?
-
Junta todas as pilhas
-
Coloca-as no Electrão para pilhas usadas
Depois, basta levar todas as pilhas usadas para o Electrão. Os pontos de recolha de pilhas usadas podem ser consultados no site www.ondereciclar.pt. Aqui, consegues, de forma fácil e através de filtros, encontrar os locais mais próximos de ti.
-
Marca um amigo para fazer o mesmo
Agora que já sabes mais sobre os efeitos nocivos das pilhas e sobre a importância de encaminhá-las para a reciclagem, aproveita e marca um amigo para fazer o mesmo. Ou muitos amigos! E, claro, sempre que possível, opta por utilizar pilhas recarregáveis.