Perguntas frequentes

Encontra a resposta a todas as tuas dúvidas

O que é o Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão?

É um programa de mobilização que, partindo da promoção da reciclagem de resíduos e da economia circular, pretende inspirar os diferentes quadrantes da sociedade portuguesa a tornarem-se agentes de mudança, participando no movimento global pela defesa do planeta.

O que é um Big Changer?

Um Big Changer é uma pessoa como tu, mas que decidiu mudar os seus hábitos para defender o Planeta. A sua história é marcada pela preocupação com o Ambiente e por ações que mobilizaram outros cidadãos a mudarem também.

O que é o Desafio Faz Pelo Planeta?

O Desafio Faz Pelo Planeta é um desafio de sensibilização ambiental que nasce dentro do Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão. O seu objetivo é distinguir cidadãos e empresas que, através das suas acções e hábitos, contribuem activamente para o desenvolvimento sustentável.

Quem pode participar no Desafio Faz Pelo Planeta?

Qualquer pessoa pode participar no Desafio Faz Pelo Planeta, assim como empresas, organizações não- governamentais e associações que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Posso inscrever-me no Desafio Faz Pelo Planeta?

Sim, mas não directamente. Para te inscreveres, alguém que acredita em ti e nas tuas acções tem que nomear-te na plataforma.

O Desafio Faz Pelo Planeta funciona através da nomeação de terceiros, ou seja, qualquer pessoa poderá propor outra pessoa para se candidatar a “Big Changer”, mas não se pode auto-nomear.

Onde e quando posso nomear alguém para o Desafio Faz Pelo Planeta?

As nomeações são feitas exclusivamente online no site do Desafio Faz Pelo Planeta e estão abertas de 6 de maio a 31 de agosto de 2021.

Gostava que a minha empresa participasse. Posso inscreve-la?

Sim. As inscrições de Empresas deverão ser feitas por um colaborador ou voluntário que pretenda participar enquanto “Corporate Changer” – embaixador do movimento dentro da empresa, atuando como ponto de contacto para a gestão de campanhas específicas e mobilização dos colegas para a recolha, reutilização e reciclagem, entre outras atividades. Para o efeito deverá ter autorização da sua organização.

Quem é o Júri do Desafio Faz Pelo Planeta?

O Júri do Desafio Faz Pelo Planeta é constituído pelos parceiros anunciados que são a APA, o IPDJ, o Corpo Nacional de Escutas, a DECO PROTESTE, a EGF, a ESGRA, o Lidl, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Quercus e a Veolia. A presidência do mesmo está a cargo do Electrão.

Quais são os critérios que o Júri do Desafio Faz Pelo Planeta vai avaliar?

As candidaturas a Big Changer terão os seguintes critérios de avaliação:

  • Acções e motivações;
  • Criatividade das acções;
  • Prevenção da produção de resíduos;
  • Quantidade de resíduos recolhidos – se aplicável;
  • Quantidade de resíduos reutilizados/reciclados – se aplicável;
  • Número de horas investidas a formar ou influenciar comportamentos – se aplicável;
  • Número de pessoas impactadas pelas suas ações;
  • Número de ações de comunicação e/ou o seu impacto.
Qual o prémio para o Big Changer vencedor do Desafio Faz Pelo Planeta?

O candidato nomeado vencedor receberá o Estatuto de “Big Changer” e uma Viagem para duas pessoas ao maior parque florestal da Europa – Parque Nacional Białowieża, na Polónia. A Viagem terá a duração de 4 dias, com entrada e visita ao parque durante 15h, guia e almoço, estadia em hotel 4 estrelas em regime de PA incluído, transfers e comboio incluídos e taxa de compensação de carbono. Como contrapartida, o vencedor deve documentar a sua viagem em formato audiovisual para que futuramente o vídeo possa ser partilhado com as comunidades do Electrão e inspirar outros cidadãos a mudarem os seus comportamentos.

Qual o prémio para o Corporate Changer vencedor do Desafio Faz Pelo Planeta?

A empresa, organização não-governamental ou associação vencedora receberá o Estatuto de “Corporate Changer” vencedora do “Desafio Faz Pelo Planeta”, e um Plano de consultoria ambiental assegurado pelo Electrão.

O colaborador/embaixador que representa a empresa, organização não-governamental ou associação receberá uma Viagem para duas pessoas ao maior parque florestal da Europa – Parque Nacional Białowieża, na Polónia. A Viagem terá a duração de 4 dias, com entrada e visita ao parque durante 15h, guia e almoço, estadia em hotel 4 estrelas em regime de PA incluído, transfers e comboio incluídos e taxa de compensação de carbono. Como contrapartida, o vencedor deve documentar a sua viagem em formato audiovisual para que futuramente o vídeo possa ser partilhado com as comunidades do Electrão e inspirar outros cidadãos a mudarem os seus comportamentos.

Quando serão conhecidos os vencedores do Desafio Faz Pelo Planeta?

Os Vencedores serão conhecidos em setembro de 2021.

Em caso de dúvidas, posso contactar o Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão?

Sim, podes colocar as tuas dúvidas através do e-mail movimento@electrao.pt .