Desafio Faz pelo Planeta Empresas

O que faz a tua empresa pelo planeta?

Torna-te num

Corporate Changer

O Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão quer chegar aos principais pilares da sociedade. Só assim a mudança acontece de verdade.

Não estamos sozinhos nesta viagem e unimo-nos a empresas que estão a mudar o seu contributo para a sustentabilidade do nosso planeta.

Em cada empresa, há sempre um colaborador que tem uma maior dedicação às causas ambientais. Concordas? Este colaborador é o nosso Corporate Changer. O Corporate Changer é o nosso aliado para motivar a que a mudança aconteça dentro da sua empresa.

Com empresas verdadeiramente comprometidas, conseguimos defender o nosso planeta.

Queres ajudar a tua empresa a fazer parte da mudança?

Estás pronto para mobilizar os teus colegas a contribuir para um planeta mais sustentável? Então junte-se ao Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão e torna-te um Corporate Changer.

O vencedor do “Desafio Faz Pelo Planeta”, na modalidade de “Corporate Changer” receberá o Estatuto de “Corporate Changer” e um Plano de consultoria ambiental assegurado pelo Electrão.

O colaborador/embaixador que representa a empresa, organização não-governamental ou associação receberá uma Viagem para duas pessoas ao maior parque florestal da Europa – Parque Nacional Białowieża, na Polónia. A Viagem terá a duração de 4 dias, com entrada e visita ao parque durante 15h, guia e almoço, estadia em hotel 4 estrelas em regime de PA incluído, transfers e comboio incluídos e taxa de compensação de carbono. Como contrapartida, o vencedor deve documentar a sua viagem em formato audiovisual para que futuramente o vídeo possa ser partilhado com as comunidades do Electrão e inspirar outros cidadãos a mudarem os seus comportamentos.

Além disso, todos os nomeados para Corporate Changer – após validação da sua nomeação – receberão um toolkit Corporate Changer.

 

Parque Nacional Białowieża

O que pode fazer
a tua empresa pelo planeta?

Quando começamos a mudança em nossa casa, rapidamente queremos que ela também aconteça no local onde trabalhamos. Afinal, é no trabalho que passamos grande parte do dia. Na lista abaixo encontras algumas dicas com acções que podes colocar em prática na empresa onde trabalhas e motivar os teus colegas/colaboradores a fazer o mesmo. Juntos é mais fácil.

  • Disponibilizar vários pontos de reciclagem no local de trabalho (verde, amarelo, azul e orgânico).
  • Optar por sacos de lixo compostáveis.
  • Nas máquinas de venda de cafés/snacks, optar por máquinas que utilizem utensílios de cartão e não de plástico.
  • Incentivar os colaboradores a usar a sua própria chávena reutilizável.
  • Optar por torneiras que são abertas manualmente. Desta forma a água corre apenas quando necessário.
  • No que toca à eletricidade, optar por sensores de movimento em locais de uso temporário – na casa-de-banho, escadas, entre outros.
  • Na aquisição de novos eletrodomésticos, optar por aqueles com etiqueta energética da Classe A++ ou A+++. A longo prazo, esta torna-se numa opção que permite maior poupança.
  • Os eletrodomésticos em stand by continuam a consumir energia. Optar por desligar da tomada (ex: chaleira, microondas, máquina de café, torradeira, etc).
  • Na limpeza da empresa, optar por utensílios reutilizáveis (esponjas reutilizáveis, escova de loiça natural ou panos).
  • Adotar a 100% a documentação eletrónica.
  • Substituir os guardanapos de papel por guardanapos de pano.